segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Da Condição da Criança

Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém fizer ao Senhor um voto especial que envolve pessoas, o voto será cumprido segundo a tua avaliação das pessoas. Se for de um homem, desde a idade de vinte até sessenta anos, a tua avaliação será de cinqüenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário. Se for mulher, a tua avaliação será de trinta siclos. Se for de cinco anos até vinte, a tua avaliação do homem será de vinte siclos, e da mulher dez siclos. Se for de um mês até cinco anos, a tua avaliação do homem será de cinco siclos de prata, e da mulher três siclos de prata. (Levítico 27:1-6)
A razão por trás do fato que as meninas eram tão “baratas” é que elas eram vistas como mais fracas e menos produtivas ao longo do tempo. Meninos e homens eram mais valiosos porque os homens ditavam as regras e somente pessoas do sexo masculino poderiam transmitir e receber terras, dinheiro, e bens, através da herança. As do sexo feminino eram servas e/ou propriedade.
Pode ser que tenhamos alcançado um pequeno progresso nesses últimos dois mil anos. A mulheres não são mais propriedade, e também podem ser proprietárias de terras e bens. Entretanto, as crianças ainda são vistas como propriedade de seus pais, e ainda são vistas como fracas e inúteis. Talvez, daqui a uns dois ou três mil anos as crianças terão direitos também.

Nenhum comentário: